Renato Pieretti Câmara nasceu em Ivinhema (MS) no dia 7 de setembro de 1972.
Cursou o ensino fundamental na Escola Estadual Filinto Müller, em Ivinhema.
Formou-se técnico em agropecuária pela Fundação Bradesco, em Bodoquena (MS), em 1989.
Graduou-se engenheiro agrônomo pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), campus de Dourados, em 1994. Fez intercâmbio na Austrália pela International Rural Exchange (IRE), organização voltada à formação de jovens empreendedores rurais, em 1994.
Realizou cursos extracurriculares de pesquisa na Embrapa. Especializou-se em Administração de Empresas pelo curso de pós-graduação lato sensu da Universidade de Guarulhos (SP).
É mestre em Produção e Gestão Agroindustrial pela Uniderp, em Campo Grande no ano de 2004. Especialização em Consultoria Rural pela Lincoln University, da Nova Zelândia.
Durante os anos de 2003 e 2004 foi professor do curso de Administração de Empresas da Finan (Faculdades Integradas de Nova Andradina) nas áreas de Planejamento Estratégico, Sistemas de Informação e Agronegócio. Trabalhou como consultor na empresa Tesha Consultoria Agroindustrial entre 2002 e 2004.
Família
Renato cresceu aprendendo com o pai, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Manoel Felix Nelito Câmara, a fazer a política do bem. Da mãe, Regina Pieretti Câmara, herdou a sensibilidade para as grandes bandeiras sociais que defende.
Da convivência com os irmãos Ricardo e Rogério, Renato e com os pais Nelito (in memorian) e Regina, Renato aprendeu a valorizar a família, instituição que defende com todas as forças no seu mandato.
Em 2004 casou-se com a médica douradense Cristiane Iguma, formando a sua nova família, que gerou os filhos Eduardo e Leonardo.
Em 2013 mudou-se para Dourados, num processo de melhoria da logística para estar mais centralizado em relação aos eleitores e alçar voos mais altos na defesa e prática da política do bem.
A Política
Desde criança Renato tem contato com a política. Muito cedo, como militante do PMDB, coordenou campanhas eleitorais. Foi presidente do Diretório Municipal do PMDB em Ivinhema de 2002 a 2005.
Eleito, assumiu a Prefeitura de Ivinhema em 2005, realizando um trabalho que recuperou o crédito da administração pública no município e promoveu a retomada do desenvolvimento.
Um dos seus grandes feitos foi a diversificação da produção, com atenção especial à agricultura familiar. O comércio e o setor de prestação se serviços cresceu. O município se industrializou. Reeleito, assumiu em 2009 o segundo mandato de prefeito de Ivinhema. Novas fábricas foram instaladas, entre elas uma das maiores indústrias do setor sucroalcooleiro da América Latina, a Adecoagro, que promoveu o desenvolvimento econômico de toda a região.
O trabalho de oito anos como prefeito possibilitou a Ivinhema um grande salto na qualidade de vida da população e um sólido desenvolvimento econômico. Em 2014, com o slogan "Seu Novo Deputado Estadual", foi eleito para a Assembleia de Mato Grosso do Sul com 36.903 votos, o quarto candidato mais votado.
Com dedicação e muito trabalho Renato tem sido uma ponte entre os municípios e o Governo do Estado, ajudando a resolver problemas de infraestrutura, desenvolvimento econômico e na área social. Nos primeiros 02 anos de mandato destinou R$ 4 milhões em emendas parlamentares para os municípios do Estado nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
Também fechou a legislatura como o deputado recordista em projetos de lei. Foram mais de 70 propostas apresentadas ao longo de 4 anos. Em 2016 Renato foi escolhido presidente do PMDB em Dourados, iniciando um processo de oxigenação e renovação do partido no município.
Neste mesmo ano foi lançado candidato a prefeito de Dourados, atendendo um chamado do partido, obtendo 20.708 votos (19,06% dos votos válidos). Com o perfil de político sensível aos problemas da população, Renato Câmara segue o seu mandato de deputado estadual, fazendo a nova política, na missão conjunta de melhorar a vida das pessoas.
É o deputado estadual recordista em projetos de lei na Assembleia Legislativa na atual Legislatura. São mais de 70 propostas, a maioria das propostas é voltada para políticas públicas para a agricultura familiar, geração de emprego e renda e proteção aos idosos do Estado.
O mandato de Renato Câmara também é referência em outros quesitos: são mais de 21.600 atendimentos diretos ao cidadão, ações parlamentares que contemplam 60% dos municípios do Estado, além de mais de 700 indicações e 220 emendas apresentadas na Assembleia Legislativa.
Em outubro de 2018, com o slogan "O Nosso deputado Estadual", foi reeleito para mais quatro anos de mandato na Assembleia Legislativa. Com 33.291 votos, Renato Câmara foi novamente o quarto candidato mais votado do Estado.