9º Seminário de Enfrentamento à Violência contra Idosos proposto por Renato Câmara está com inscrições abertas

O 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, evento proposto pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara (MDB), está recebendo inscrições para os interessados em se aprofundar nessas questões. Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o deputado Renato observa que especialistas estarão abordando tópicos importantes sobre o tema. “É uma oportunidade ímpar para quem quer debater, defender suas ideias e, efetivamente, ajudar a avançar na construção de políticas públicas para a terceira idade”, observa o parlamentar.

Coordenador da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado Renato presidirá Seminário. Foto: Igor Silva

O Seminário que será realizado no dia 26 de junho, próxima quarta-feira, a partir das 13h30 no Plenário Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, na Casa de Leis, integra as ações do Junho Prata (mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa) e vai reunir representantes do Governo e da sociedade civil e oportunizar as discussões sobre envelhecimento com dignidade, o Fundo Nacional da Pessoa Idosa e outras políticas que venham enrobustecer os direitos dos idosos . Os interessados em participar do evento devem preencher o formulário, clicando neste aqui.

O evento será realizado pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa em parceira com a Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Programação

Estão previstas duas palestras e uma mesa redonda. A primeira palestra será proferida pelo secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDFC), Alexandre da Silva. Ele vai falar sobre programa, projetos e ações da Secretaria Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa para o enfrentamento às violências contra a pessoa idosa.

A segunda palestra tem como tema “Envelhecimento com dignidade: o papel transformador do Fundo Nacional da Pessoa Idosa na Construção de uma Sociedade Inclusiva e as Diretrizes Emergentes das Conferências de 2024”. Esses assuntos serão discorridos pelo presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Raphael Castelo Branco.

Após o intervalo, na segunda parte dos trabalhos, está prevista a realização de uma mesa redonda. Participam da mesa representantes da Frente Parlamentar do Idoso, da Subsecretaria da Pessoa Idosa, do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, o secretário Alexandre da Silva e o presidente Raphael Castelo Branco.

Confira aqui o convite e a programação do seminário.

População de idosos em MS cresce 59% em dez anos

Mato Grosso do Sul, assim como o restante do país, apresenta crescimento acelerado da população de idosos. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Trimestral (PNAD/T), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia, no Estado, no primeiro trimestre deste ano, 396 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Esse número representa envelhecimento significativo da população sul-mato-grossense. Em dez anos, o crescimento dessa parcela populacional é de 59% - no primeiro trimestre de 2014, eram 248 mil pessoas com 60 anos ou mais. E, em apenas um ano, a alta é de 8,2% - havia 366 mil idosos em Mato Grosso do Sul nos três primeiros meses de 2023.


Livro infantil da ALEMS aborda direitos dos idosos

Página do livro "Uma festa para a vida", produzido pela ALEMS

Direitos das pessoas idosas é uma pauta constante na ALEMS. Além de aprovação leis e outras atividades legislativas, há outras ações na Casa de Leis. Entre essas iniciativas, está o livro infantil “Uma festa para a vida: animais do Pantanal e os direitos dos idosos”, produzido pela Comunicação Institucional da ALEMS em 2020. O objetivo é contribuir para uma mudança cultural desde a infância, estimulando a cultura do respeito aos idosos e a todas as pessoas. 

O livro integra a coleção “Cidadania é o bicho”, que usa a fauna pantaneira para inserir no universo infantil temas sérios e graves, como violência contra crianças e adolescentes, violência de gênero, violência contra idosos, saúde mental, meio ambiente e autismo. Confira aqui toda coleção

Serviço

O 9º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa será aberto a toda sociedade e à imprensa. A ALEMS está localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Jardim Veraneio, Parque dos Poderes, Bloco 9, em Campo Grande.

O evento terá cobertura jornalística da Comunicação da ALEMS e transmissão ao vivo pelas mídias sociais oficiais do Parlamento: no FacebookInstagramTwitter e Youtube e no Portal da ALEMS. O seminário também poderá ser conferido pela TV Assembleia nos canais 7.2 (sinal aberto) e 9 (Claro NET) e pelo link TV ALEMS, e, ainda, pela Rádio ALEMS - FM 105.5. 

(Roney Minella - Assessoria Parlamentar com informações da Agência ALEMS - Por: Osvaldo Júnior)

Anterior
Anterior

Renato reivindica ampliação de ciclovia e passarela sobre ponte na MS-223 em Silviolândia

Próximo
Próximo

Cascalhamento nas vias de acesso ao Assentamento Rio Feio motiva cobrança do deputado Renato