Com ações para segurança no trânsito e ‘Pedal Pela Vida’, Renato Câmara fala de 2 anos de ‘Lei Emanuelle’
Neste dia 10 de março, o Mato Grosso do Sul celebra o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, fruto da Lei 5.683/2021 (Lei Emanuelle), de autoria do deputado estadual Renato Câmara, e que tem como objetivo promover debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública.
Para comemorar os dois anos da instituição da Lei, nesta segunda-feira (13), às 19h em Dourados, acontece o ‘Pedal Pela Vida’, onde ciclistas vão se reunir para percorrer o trajeto que tem início no Posto Santo Antônio, na avenida Guaicurus, e segue até a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Na universidade os participantes serão recepcionados com uma mesa de frutas, sorteio de brindes e participar de debates sobre a conscientização e promoção de um trânsito de maior qualidade e seguro aos ciclistas.
“Essa lei, de minha autoria, marca um dia pela luta por mais segurança no trânsito para o ciclista, onde lembramos da fatalidade ocorrida com a jovem Emanuelle Aleixo, de 21 anos, vítima fatal em Campo Grande após ser atropelada enquanto andava de bicicleta próximo do Parque dos Poderes”, disse Renato Câmara.
O deputado ressalta ainda que o evento é aberto para toda a população e que um dos objetivos da Lei é incentivar o uso da bicicleta, seja como meio de transporte, atividade física, lazer ou esporte.
“Como representante da população na Assembleia Legislativa, tenho buscado ser uma força útil também na promoção de um trânsito acessível, com mobilidade, segurança e estrutura de qualidade ao ciclista. Na sessão desta quinta-feira (9/3) apresentei o pedido de construção de ciclovias em diversos pontos estratégicos em vários municípios, como Dourados, Caarapó, Douradina, Sidrolândia, Nova Andradina, entre outros”, afirma.
Ao todo, Renato Câmara apresentou nesta quinta-feira 15 pedidos de criação de ciclovias em municípios e distritos, entre eles, em trechos urbanos das rodovias BR-163, BR-463, MS-376, MS-379 e MS-162, todos em Dourados, onde a constante fluxo de ciclistas, sem o local seguro e adequado para o tráfego.
Sobre o Pedal Pela Vida
Data: segunda-feira – 13/03
Horário: 19h
Ponto de Partida: Posto Santo Antônio (Avenida Guaicurus, S/N)
Ponto de Chegada: UFGD
Evento é gratuito e aberto a toda a população. Na chegada haverá mesa de frutos para recepcionar os participantes, sorteio de brindes e falas sobre a conscientização e proteção aos ciclistas.