Deputado Renato Câmara reivindica ao IBAMA uma viatura para auxiliar atendimentos do Prevfogo de Miranda
O deputado estadual Renato Câmara (MDB) reivindicou, através de Indicação aprovada simbolicamente no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que o IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – disponibilize uma viatura para atendimento à Brigada de Incêndios do Prevfogo do município de Miranda.
A Indicação foi endereçada à Superintendente Regional do IBAMA, Joanice Lube Battilani. “Trata-se de um pleito encaminhado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento do município de Miranda através do Ofício nº 023/2023, assinado pelo secretário Assumpção Júnior Cardozo da Costa, que, a pedido da população solicita a disponibilização desta viatura para os atendimentos de chamadas de combate a incêndios realizadas pelo Prevfogo”, explica Renato Câmara.
Nas justificativas exaradas, o deputado salienta que durante os meses de julho a outubro, ocorre a temporada de incêndios no Pantanal, período em que se registra um elevado número de focos de incêndios espontâneos nas áreas rurais de Miranda. Preocupado com tal cenário e consciente da existência e capacidade operacional da brigada de combate a incêndios do Previ-fogo, o secretário Assumpção realizou uma visita à sede local desta instituição, a fim de avaliar a disponibilidade de recursos destinados ao combate a esses incêndios.
“Ficou evidenciado que, embora haja pessoal qualificado e os equipamentos necessários para enfrentar tais adversidades, a brigada se encontra sem viatura disponível para atender prontamente às ocorrências. Nesse contexto, e tendo em vista que os referidos meses concentram o maior volume de ocorrências de incêndios ao longo do ano, é que solicitamos a disponibilização de uma viatura para a brigada do
Prevfogo do Município de Miranda. Temos a convicção de que tal medida fortalecerá a eficácia das ações de combate e controle de incêndios, protegendo assim o patrimônio ambiental e as comunidades rurais”, finalizou o vice-presidente da ALEMS em suas justificativas.