Deputado Renato Câmara solicita prioridade de vacinação contra o COVID-19 para professores do MS
O deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou nesta quarta-feira (03) em sessão plenária, indicações na área da saúde e infraestrutura. Na saúde, Renato encaminhou para o governador Reinaldo Azambuja e ao secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende a solicitação de prioridade de vacinação contra a COVID-19 para os professores de Mato Grosso do Sul para que sejam incluídos nas primeiras fases da Campanha de Vacinação.
Trata-se de um pedido encaminhado por diversos professores que buscaram apoio junto ao deputado, para que os profissionais desta categoria possam ser imunizados com caráter de prioridade uma vez que, recentemente o Governo do Estado anunciou o retorno das aulas, já com data prevista para o dia 1º de março, ainda que em sistema híbrido, o que acabou gerando muita preocupação, inclusive para os alunos e pais.
O sistema híbrido será somente para os alunos, uma vez que os professores e funcionários já iniciaram a jornada pedagógica, inclusive de forma presencial, e ocorre que muitos desses profissionais são grupo de risco, idosos e/ou possuem comorbidades o que preocupou a população, tendo em vista a retomada das aulas presenciais aumentando assim, o contato físico.
De acordo com o deputado, se faz necessária a prioridade de incluir os professores nas primeiras fases da Campanha de Vacinação de modo a garantir a saúde de todos.
E ainda, durante a sessão Renato solicitou junto ao secretário interino de Infraestrutura, Luís Roberto Martins de Araújo, em caráter de urgência, a substituição da ponte de madeira por uma de concreto sobre o Rio Guiraí na estrada vicinal que liga os municípios de Jatei e Novo Horizonte do Sul.
Os moradores vêm sofrendo com a ponte atual devido as chuvas e em razão do tempo por isso, não se encontra em boas condições. Uma vez que os produtores tem passado por dificuldades para realizar o escoamento de suas produções, é necessária a realização da substituição da ponte para que assim, o fluxo dos moradores no local aconteça com segurança.
Projeto de Lei
Já em segunda discussão, foi aprovado o projeto de Lei 50/2020 de autoria do deputado Renato Câmara que tem como proposta dispor sobre os requisitos mínimos a serem adotados para a elaboração dos Planos de Contingência das Arboviroses Urbanas em Mato Grosso do Sul. Arboviroses são as doenças causadas por arbovírus, como o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela.