Em reunião com Cônsul do Japão Renato Câmara destaca a colônia Nikkei de CG e coloca mandato à disposição
Atendendo convite da diretoria da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira de Campo Grande (AECNB), o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Renato Câmara (MDB), participou na tarde deste sábado (19-08), de reunião na Sede Campestre da ACCNB.
O encontro reuniu as principais lideranças da colônia Nikkei, o Cônsul-Geral no Consulado do Japão em São Paulo, diplomata Ryosuke Kuwana, o Cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado-Geral do Japão em São Paulo Hiroyuki Ide, o presidente da AECNB Nilson Tamotsu Aguena, o deputado estadual Roberto Hashioka, dentre outras lideranças.
“É uma honra participar desta reunião tão seleta e representativa”, disse Renato Câmara. O deputado observou que é originário de Ivinhema, mas, agora reside em Dourados. “A comunidade é muito forte lá em Dourados e enraizada. Acredito que tão enraizada como a de Campo Grande, por isso, convidamos o Cônsul para, em outro momento, ir a Dourados, prestigiar aquela comunidade que muito ajudou a construir a região”, afirmou o parlamentar.
Ao destacar a importância das comunidades japonesas de Campo Grande, Dourados e Ivinhema, onde imigrantes construíram um legado de honra, dedicação e honestidade, sem deixar de manter suas tradições da cultura, Renato Câmara afirmou que tem buscado em seu projeto parlamentar, valorizar com eventos, com comendas, aqueles que contribuíram com a construção do Mato Grosso do Sul. “A comunidade Nikkei é hoje uma grande potência na agricultura do Brasil e do mundo. Tem uma presença decisiva neste desenvolvimento. Quero me colocar à disposição naquilo que nós pudermos de alguma forma ajudar a valorizar a cultura, ajudar a comunidade, representando, da mesma forma que temos representado a comunidade no Parlamento Estadual”, assumiu o deputado.
Em entrevista, Renato externou sua alegria, destacou que a visita do Cônsul à colônia Nikkei de Campo Grande e a reunião com todas as comunidades nipo-brasileiras do Estado foi muito produtiva. “Encontro importante, pois, todos puderam colocar os desafios que são necessários para superar e fortalecer esta comunidade no Mato Grosso do Sul. Cônsul muito receptivo, com palavras de cooperação de estímulo. Reiteramos que na Assembleia Legislativa estamos buscando várias parcerias através de projetos, de ações, para que a comunidade possa avançar, ter um futuro mais próspero e dessa forma Mato Grosso do Sul também se fortaleça”, finalizou, momento em que agradeceu o convite e desejou vida longa à comunidade Nikkei do Mato Grosso do Sul, ocasião em que também era iniciado em Campo Grande o 37º Bon Odori “Celebração e vida”.