Emoção marca o reconhecimento ao trabalho dos profissionais da medicina na ALEMS
Valorizar e reconhecer àqueles que cuidam de nossas vidas, este foi o objetivo da sessão solene virtual em homenagem aos médicos que se destacaram pela atuação no Estado. O evento, realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), por proposição dos deputados Renato Câmara e Eduardo Rocha, aconteceu nesta terça-feira (26).
A solenidade virtual foi transmitida pelos canais oficiais de comunicação da comunicação da Casa de Leis - canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, Youtube, Facebook, Rádio ALEMS e aplicativo Assembleia MS - (Android/iOS). Foram escolhidos pelos parlamentares da ALEMS 26 profissionais de Medicina para receberem a Medalha do Mérito “Dra. Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru”.
Renato Câmara falou sobre a prerrogativa da Assembleia Legislativa em reconhecer aos que se destacam na sociedade. “A Assembleia Legislativa muitas vezes é associada só à legislação, à produção de leis, e também a observação da legislação, mas ela vai muito além disso, é uma casa de representantes da população, então nos foi concedido autoridade para reconhecer o que a sociedade tem feito e àqueles que tem sem destacado. Hoje estamos aqui reconhecendo o trabalho da classe médica, comemorando seu dia e reconhecendo o trabalho de nossa médica Jeanne Tobaru”, completou.
Eduardo Rocha, vice- presidente da Casa de Leis, destacou o heroísmo da classe médica durante a pandemia. “Hoje nós não estamos homenageando simplesmente os médicos, nós estamos homenageando os heróis de uma pandemia que levou mais de meio milhão de pessoas, que deixou famílias inteiras destruídas, e os médicos que tiveram ali firmes, às vezes lutando contra todo tipo de dificuldade, salvando vidas”, destacou.
Homenageados
Os médicos Matheus João Froio Cabral, Livio Viana de Oliveira Leite, Marcelo Luiz Brandão Vilela, Mauro Rogério de Barros Wanderley Junior, Regis Albertini, Daniel Gonçalves de Miranda, Paula Oliveira Santiago, José Eduardo Silveira dos Santos, Maria Auxiliadora Budib, Luiz Dias Dutra, Frederico de Oliveira Weissinger, Marcos Paulo Alves de Freitas, Issam Fares Junior, Fernão Gonçalves Magalhães, Geraldo Resende Pereira, Mauricio de Barros Jafar, Mauri Luiz Comparin, Adolfo Adami, Carmelita Alencar Vilela, Durval Batista Palhares, Guilherme Maldonado Filho, Jaber Mohamed El Cheikh, Maria do Socorro M.F.Abrão, Nelson Neves de Farias, Wilson Ayach, Yvone Maia Brustoloni foram homenageados, sendo as medalhas entregues posteriormente por cada parlamentar.
O homenageado Wilson Ayach se emocionou ao discursar
Wilson Ayach falou em nome dos homenageados. “Emoção de ter sido escolhido para falar em nome dos meus colegas, não é tarefa fácil expressar os inúmeros sentimentos de cada um, venho falar do reconhecimento do trabalho de médicos, a trajetória de cada um se caracterizou por muito trabalho e sucessivas descobertas e invenções, algumas alegres e outras dolorosas. Esta homenagem é estendida a todos os demais médicos, e aos pacientes que permitem os nossos cuidados”, afirmou.
O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, falou sobre a homenagem recebida. “Me sinto lisonjeado de estar no rol dessas homenagens, essa cerimônia tem vários significados, primeiro a gratidão, reconhecer a tarefa gloriosa de abnegação e compromisso dos colegas médicos, diariamente nos hospitais, clínicas, bairros e distritos de todo o Estado, com o único objetivo de fazer cumprir o juramento de Hipócrates. Gostaria de repartir a comenda que recebo hoje com muitos colegas médicos, os que perderam a vida nessa crise sanitária”, informou.
Medalha do Mérito Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru
O nome da medalha é o reconhecimento ao trabalho da cardiologista Dra. Jeanne Elizabeth Wanderley Tobaru, que participou durante 35 anos da organização, funcionamento e evolução do Hospital Proncor, em Campo Grande. A condecoração está prevista na Resolução 26/2012, sendo também alusiva ao Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro.
O médico José Kimei Wanderley Tobaru, filho de Jeanne Tobaru falou da emoção em ver sua mãe homenageada conferindo o nome à honraria. “Já faz tempo que perdemos ela, e é com um misto de saudade e orgulho que estamos aqui recebendo essa homenagem, é muito emocionante ver a medalha com o nome de nossa mãe, muitos médicos estarão orgulhosos em recebê-la, pois ela foi um exemplo de tudo que um médico deve ser e amava muito a profissão”, afirmou
Entre as autoridades médicas que participaram da solenidade, estavam a neurologista Maria José Maldonado, representado a Academia Brasileira de Neurologia e a Academia de Medicina, o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Mauricio de Barros Jafar, e o presidente da Associação Médica, Justiniano Vavas.