Governo atende indicação e institui IML em Amambai
Foi publicado no dia 22 de setembro, no Diário Oficial do Mato Grosso do Sul, o decreto normativo assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, que autoriza a instalação da Unidade de Perícia e Identificação (UPI) no município de Amambai. A ação atende ao antigo pedido do deputado estadual Renato Câmara.
Em atenção à demanda da Câmara de Vereadores do município, desde novembro de 2017, Renato Câmara solicita a instalação da unidade a implantação de um IML (Instituto Médico Legal) para atender a toda região que, até então, precisava utilizar a unidade de Ponta Porã. Recentemente atendendo a pedidos também do prefeito do município, Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, o parlamentar voltou a ressaltar a solicitação ao governo que foi então atendida.
“A instalação da UPI vai, sobretudo, amenizar o momento de dor das famílias, pela perda de um ente querido, que têm seu sofrimento aumentado ao ter que esperar por muito tempo a liberação do corpo, pela falta de uma unidade do IML e ter que aguardar que venha um médico perito de outra cidade”, afirma o deputado.
De acordo com a publicação, a Unidade Regional de Perícia e de Identificação de Amambai (URPI AM), ligada aos respectivos Núcleos Regionais de Criminalística (NRC), de Medicina Legal (NRML) e de Identificação (NRI), vai atender não só à Amambai, mas também os municípios de Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.