JATEÍ 60 ANOS: Deputado Renato Câmara marca presença na festa e prestigia o desfile cívico
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de MS (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB), participou há pouco das comemorações alusivas ao aniversário de 60 anos do município de Jateí, na região da Grande Dourados. O parlamentar prestigiou o desfile cívico e destacou o que viu, considerando que Jateí se parece com aquelas cidades de Santa Catarina, pelo desenvolvimento e organização que a tornam atraente e agradável.
“Esse é o resultado das ações das autoridades que comandam o município e do povo ordeiro e trabalhador que nele reside. O prefeito Eraldo Leite é exemplo em toda a região, por isso, Jateí sempre nos surpreende. Não poderia deixar de participar desta festa. Manifestar a enorme satisfação por este momento, parabenizar e cumprimentar a todas a lideranças, as equipes da Prefeitura, aos vereadores e, principalmente à população. Desejar ainda mais prosperidade ao município. Estamos juntos trabalhando e à disposição para que Jateí contemple os anseios da população”, disse Renato Câmara.
O desfile cívico realizado hoje (10-11), levou para a Avenida Weimar Torres, o resgate da história de 60 anos, desfilando também aspectos atuais do município. Além das escolas das redes municipal e estadual de ensino, o evento contou com o envolvimento de todas as secretarias da Prefeitura. A união de esforços apresentou a força dos pioneiros no começo do município, a forma modesta na época de sua criação e expressou a atual potência econômica e administrativa de Jateí. A mobilização para o desfile dos 60 anos de Jateí teve a coordenação do casal Eraldo Jorge Leite e Maria Aparecida Neres, prefeito e primeira-dama, respectivamente.
Desfile da História
A história da economia do município, desde a colonização na década de 1.940 até os dias atuais, foi representada pela Escola Estadual Bernadete Santos Leite. Outra escola estadual do município, a Joaquim Viana, vai retratou seus 50 anos de existência, história que se confunde com Nova Esperança, distrito onde ela está sediada.
A trajetória do assentamento Nova Esperança, desde o acampamento da luta pela sua criação, foi estampada pela Escola Jovelino Celestino dos Santos, localizada no seu núcleo urbano. Por sua vez, a Secretaria de Meio Ambiente desfilou a base de trabalho, que é a educação ambiental, mostrando seus projetos e ações para o ensino da preservação do ambiente. Grande parte da história dos fundadores e pioneiros de Jateí será representada pelos idosos do Projeto Conviver, coordenado pela Secretaria de Assistência Social.
A Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino veio para a avenida e contou a história da origem do nome do município e os monumentos alusivos à sua identidade. Os esportes também marcaram presença, especialmente o rodeio e o futebol, duas modalidades que no passado serviram para divulgar o município no Estado e até fora dele.
A estrutura de apoio do governo municipal à população jateiense foi inserida no desfile, apresentando o seu parque rodoviário – um dos mais estruturados do Estado – e ainda o suporte avançado em Saúde, com contingente especializado e moderna frota para atendimento e deslocamento de pacientes, além dos programas permanentes da atenção básica.
RENOMADOS SHOWS
A programação dos 60 anos de Jateí será encerrada amanhã (11-11), dia do aniversário, com duas grandes atrações no Parque da Fogueira. Estarão presentes no palco jateiense as renomadas duplas de música sertaneja Fernando e Sorocaba e também o dueto Maria Cecília e Rodolfo. As atrações musicais devem marcar época no município, que sempre leva multidões nos eventos que promove.
(Roney Minella - Assessoria Parlamentar)
REGISTRO FOTOGRÁFICO - DESFILE 60 ANOS JATEÍ: FLÁVIO HENRIQUE