Movimento Bike Viva marca ações de Lei Emanuelle, inscrições estão abertas
Na próxima sexta-feira (11) o Instituto Emanuelle, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o deputado estadual Renato Câmara, realiza o “Pedal Emanuelle”. Com transmissão on-line, diversos ciclistas irão percorrer um trajeto com quatro paradas, onde profissionais debatem temas como saúde, segurança e mobilidade.
Com início às 19h30 na Assembleia Legislativa, o “Pedal Emanuelle On-line – Live”, será transmitido pelo canal no YouTube da TV ALMS e redes sociais do deputado Renato Câmara. O evento é gratuito e para participação presencial, as inscrições estão disponíveis, basta clicar aqui.
Além do “Pedal On-line”, o Movimento Bike Viva segue com ações entre os dias 10 e 13 de março, que fazem parte da programação do Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, instituído pela Lei 5.683/2021, de autoria do deputado estadual Renato Câmara, após o acidente ocorrido em 10 de março de 2021, onde a jovem Emanuelle Aleixo (21), filha da cirurgiã plástica, Andréa Aleixo, que faleceu após ser atropelada enquanto andava de bicicleta no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
“Dentro da trajetória de dor de uma mãe que perdeu a filha, Andréa Aleixo atua para que outras famílias não sofram o que passou. Ela é uma inspiração para todos que buscam e querem segurança no trânsito”, ressaltou o deputado.
Segundo Andréa, o movimento é um manifesto pela vida, qualidade de vida e superação, além de agir na conscientização da população e redução dos acidentes no trânsito.
No dia 10, no Morro do Ernesto, será celebrada uma cerimônia religiosa e transmitida pelas redes sociais. No dia 11, o “Pedal on-line” com transmissão na TV ALMS.
Outro pedal acontece no dia 12 de março, com trajeto que sai da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em direção a Rochedinho e no dia 13, às 8h30, no pátio do Shopping Campo Grande sairá um grupo de ciclistas até a avenida Hiroshima com a avenida Afonso Pena, onde Emanuelle foi atropelada. No local, será feita uma oração e depois o grupo retorna ao pátio onde será oficialmente lançado o Instituto Emanuelle.
“O legado da minha filha Emanuelle foi determinado nos seus últimos cinco minutos de vida, quando ela postou nas redes sociais a importância de fazer programas saudáveis. Para que o Código de Trânsito ganhe visibilidade e impactar pessoas, vamos debater a segurança e o cuidado com os ciclistas”, destacou Andréa Aleixo.
O Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista consta no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. Os objetivos centrais são:
- promover debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública;
- incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte;
- estimular o uso da bicicleta como atividade desportista, lazer e recreativa;
- sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos, dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo, sobre a segurança no trânsito e direitos dos ciclistas;
- contribuir para a mobilização em prol da ampliação da malha cicloviária no Estado, e da afirmação da bicicleta como modal integrado ao sistema de transporte;
- sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos sobre a prática do ciclismo como contribuição relevante à saúde pública e à sustentabilidade socioambiental;
- apoiar iniciativas da sociedade na área e os movimentos de cicloativismo.