Na abertura da Tecnofam 2024 deputado Renato volta a cobrar implantação da Ceasa em Dourados
O deputado estadual Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na solenidade de abertura da Tecnofam 2024, feira que apresenta soluções tecnológicas e conhecimento aos pequenos produtores rurais tradicionais, voltou a cobrar ao Governo do Estado a instalação de uma CEASA (Central de Abastecimento de Alimentos), em Dourados.
Na defesa de sua reivindicação, Renato pontuou: “Precisamos ter a nossa Ceasa aqui em Dourados. De um modelo que possa, de fato, atender o produtor. Nós estamos reféns do sistema. Se aplica a tecnologia, tem a produção, mas, o produtor tem que avançar tendo bem claro em sua cabeça a segurança de que vai vender o seu produto. Por isso, é importante discutir a comercialização. É necessário ter um ponto concreto, para fechar todo um ciclo, da produção à entrega ao mercado consumidor”, justificou Renato.
O deputado observou que no setor da tecnologia a Embrapa tem feito um papel fundamental em todo esse desenvolvimento que está ocorrendo no setor agropecuário. “Mato Grosso do Sul é o que é graças às pesquisas do solo e todas as tecnologias e cultivares apresentadas pela Embrapa. Agora, precisamos pensar, agir e atuar com mais velocidade. A implantação da Ceasa é uma discussão urgente. Este centro de comercialização é último elo mais próximo do produtor que precisa ser executado em Dourados” reiterou o Deputado do Agro.
A Tecnofam teve início hoje (16-04) com as presenças da diretora-executiva de Negócios da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ana Margarida Castro Euler, do governador Eduardo Riedel, vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), de Secretários de Estado e dirigentes de estatais, da Semadesc, Agraer e Embrapa respectivamente, deputados estaduais Renato Câmara e Zeca do PT, e inúmeras lideranças do setor produtivo de Dourados e de municípios vizinhos. O evento segue até o dia 18 de abril, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados.
Realizado duas vezes por ano pela Embrapa Agropecuária do Oeste, a Tecnofam leva novidades tecnológicas apresentadas através da pesquisa ao pequeno produtor, sendo o evento considerado o maior do Centro-Oeste nesse quesito. Envolve a linha produtiva de todos os agricultores tradicionais, com ênfase em tecnologias, regularização de títulos fundiários, competitividade e, sobretudo, envolve instituições como a Embrapa e universidades visando apoiar as mais der 70 mil famílias de agricultores tradicionais de Mato Grosso do Sul que, por exemplo, hoje fornecem aproximadamente 40% dos alimentos da merenda escolar.
(Roney Minella – Assessoria Parlamentar)