Dourados debaterá novas perspectivas de enfrentamento à dengue

01/04/2019 14h31 - Por: Henrique

Mato Grosso do Sul notificou quase 16 mil casos de dengue nos primeiros três meses de 2019, o que corresponde a um aumento superior a 800% no número de casos, em relação ao mesmo período do ano passado. Em Dourados, já são 208 casos confirmados e duas mortes. Para debater novas perspectivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, através da Frente a Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Câmara Municipal de Dourados vão promover no próximo sábado (6) o seminário "Tríplice Epidemia (Dengue, Chikunguya e Zica): Informações Confiáveis e Perspectivas de Enfrentamento".

O evento vai acontecer, a partir das 7h30, na Câmara Municipal de Dourados e vai contar com a participação de representantes do governo do Estado, professores, pesquisadores, acadêmicos e representantes de clubes de serviço e de diversos órgãos e entidades instaladas no município. Conforme o deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente a Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia e propositor do seminário, o evento tem o objetivo de dissimilar informações técnicas e confiáveis referente ao controle de vetores em Dourados e no Estado e elaborar um documento colaborativo de ações de enfrentamento à doença.

"Mato Grosso do Sul está em estado de alerta em virtude do avanço da dengue em diversos municípios. Em Dourados, a situação não é diferente. Já temos mais de 200 casos confirmados e duas mortes. É preciso ampliarmos às discussões sobre o que está sendo feito para combater essa epidemia, obtermos informações confiáveis sobre o comportamento do mosquito transmissor e estabelecer um plano conjunto de ações para otimizar os resultados no enfrentamento à doença", destacou Renato Câmara.Paralelamente ao evento, será desenvolvida ao longo de abril uma campanha de orientação e conscientização da sociedade, através de ações educativas nas escolas e veiculação informações nas emissoras de rádio e TV, jornais impressos, sites de notícias e nas redes sociais.

O presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Alan Guedes, destacou uma importância do seminário para a ampliação das ações de combate à dengue. "Agradeço ao deputado Renato Câmara pela parceria com a Câmara de Dourados. Esse seminário é uma grande oportunidade para levarmos mais informações à sociedade. Dourados vive um momento em que há um número alto de casos de dengue e que se reflete em todo o Estado. Infelizmente, já perdemos pessoas pela dengue em Dourados. É um importante tema, mas que precisa ter o nível do debate ampliado, precisamos avançar um pouco mais, tanto na conscientização da população como nas ações do poder público", disse.

APOIO

O seminário "Tríplice Epidemia (Dengue, Chikunguya e Zica): Informações Confiáveis e Perspectivas de Enfrentamento" tem como apoiadores o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o Centro de Controle de Zoonoses de Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde, o Sindracse (Sindicato Regional do Agente Comunitário e Agentes de Endemias), UFGD, Uems, Unigran, Seleta, Jornal Diário MS, Grande FM, Dourados News e Progresso Digital.


Em reunião na Câmara de Dourados, deputado Renato Câmara apresentou ontem aos vereadores os detalhes do seminário do próximo sábado

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Renato Câmara cobra recursos para melhorias no ginásio de Ivinhema

Próximo
Próximo

Renato Câmara apresenta projeto de lei de incentivo a doação de órgãos