Dourados debaterá novas perspectivas de enfrentamento à dengue
01/04/2019 14h31 - Por: Henrique
Mato Grosso do Sul notificou quase 16 mil casos de dengue nos primeiros três meses de 2019, o que corresponde a um aumento superior a 800% no número de casos, em relação ao mesmo período do ano passado. Em Dourados, já são 208 casos confirmados e duas mortes. Para debater novas perspectivas de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, através da Frente a Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e a Câmara Municipal de Dourados vão promover no próximo sábado (6) o seminário "Tríplice Epidemia (Dengue, Chikunguya e Zica): Informações Confiáveis e Perspectivas de Enfrentamento".
O evento vai acontecer, a partir das 7h30, na Câmara Municipal de Dourados e vai contar com a participação de representantes do governo do Estado, professores, pesquisadores, acadêmicos e representantes de clubes de serviço e de diversos órgãos e entidades instaladas no município. Conforme o deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente a Parlamentar de Enfrentamento à Tríplice Epidemia e propositor do seminário, o evento tem o objetivo de dissimilar informações técnicas e confiáveis referente ao controle de vetores em Dourados e no Estado e elaborar um documento colaborativo de ações de enfrentamento à doença.
"Mato Grosso do Sul está em estado de alerta em virtude do avanço da dengue em diversos municípios. Em Dourados, a situação não é diferente. Já temos mais de 200 casos confirmados e duas mortes. É preciso ampliarmos às discussões sobre o que está sendo feito para combater essa epidemia, obtermos informações confiáveis sobre o comportamento do mosquito transmissor e estabelecer um plano conjunto de ações para otimizar os resultados no enfrentamento à doença", destacou Renato Câmara.Paralelamente ao evento, será desenvolvida ao longo de abril uma campanha de orientação e conscientização da sociedade, através de ações educativas nas escolas e veiculação informações nas emissoras de rádio e TV, jornais impressos, sites de notícias e nas redes sociais.
O presidente da Câmara de Vereadores de Dourados, Alan Guedes, destacou uma importância do seminário para a ampliação das ações de combate à dengue. "Agradeço ao deputado Renato Câmara pela parceria com a Câmara de Dourados. Esse seminário é uma grande oportunidade para levarmos mais informações à sociedade. Dourados vive um momento em que há um número alto de casos de dengue e que se reflete em todo o Estado. Infelizmente, já perdemos pessoas pela dengue em Dourados. É um importante tema, mas que precisa ter o nível do debate ampliado, precisamos avançar um pouco mais, tanto na conscientização da população como nas ações do poder público", disse.
APOIO
O seminário "Tríplice Epidemia (Dengue, Chikunguya e Zica): Informações Confiáveis e Perspectivas de Enfrentamento" tem como apoiadores o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), o Centro de Controle de Zoonoses de Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde, o Sindracse (Sindicato Regional do Agente Comunitário e Agentes de Endemias), UFGD, Uems, Unigran, Seleta, Jornal Diário MS, Grande FM, Dourados News e Progresso Digital.