Dourados sedia colóquio de contadores de história
27/03/2019 17h01 - Por: Henrique
A ADL (Academia Douradense de Letras), em parceria com o mandato do deputado Renato Câmara (MDB), realiza nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/03), o 2º Colóquio dos Contadores de História de Dourados e o 1º Encontrão dos Contadores de Histórias. O evento, que vai reunir professores, educadores, estudantes de rede pública e particular de Dourados, escritores e acadêmicos de diversas universidades de Dourados e região, vai acontecer no anfiteatro da Escola Estadual Presidente Vargas, a partir das 7h30 desta quinta-feira.
Conforme o presidente da ADL, Marcos Cardoso Coelho, além dos aspectos relacionados a contação de histórias, a vasta programação do colóquio vai abordar diversos temas transversais, como literatura, memória e sociedade, cidadania e conceitos éticos, turismo, economia e cidadania e gestão pública.
Autor do projeto de lei que instituiu o Dia do Contador de História no calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, comemorado no último dia 20 de março, o deputado Renato Câmara destacou a importância do evento para valorização do folclore e da cultura de um povo sul-mato-grossense, além de estimular nos jovens a leitura e o sentimento de pertencimento local. "Além de incentivar os profissionais que se dedicam a preservar e a transmitir o saber e as manifestações da cultura popular, o colóquio será uma ótima oportunidade para se promover um ambiente de troca de conhecimento e debates em torno da cultura regional, da arte e de suas inúmeras formas de manifestação".
O 2º Colóquio dos Contadores de História de Dourados e o 1º Encontrão dos Contadores de Histórias tem como apoiadores o governo do Estado, através da Fundação de Cultura de MS, a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, Unigran, Anhanguera, Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados.