Frente de Recursos Hídricos vai fiscalizar a qualidade da água em MS, informa Renato Câmara

17/04/2019 12h48 - Por: Henrique

Coordenador-presidente da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou requerimento na sessão desta quarta-feira (17) solicitando, em caráter de urgência, ao governo do Estado e ao Ministério da Saúde esclarecimentos sobre a qualidade da água consumida em Mato Grosso do Sul.

Conforme o deputado, o objetivo do requerimento é de levantar dados técnicos mais conclusivos a respeito da investigação conjunta da Repórter Brasil, da Agência Pública e da organização suíça Public Eye, que atestou a presença de diversos agrotóxicos na água consumida por 65 municípios do Estado, incluindo Dourados, Campo Grande, Ivinhema, Bonito e Jardim. Segundo a publicação, foram encontrados 27 pesticidas, sendo 16 considerados altamente tóxicos e 11 associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas.

Na tribuna, Renato Câmara informou que a Frente Parlamentar de Recursos Hídricos está organizando uma reunião envolvendo os agentes responsáveis pelo controle da qualidade da água em MS para debater o assunto. "Estou convocando uma reunião com representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Águas, Secretaria de Estado de Saúde, Águas Guariroba S/A, Sanesul e de instituições ligadas ao meio ambiente para termos respostas em relação a qualidade das águas dos municípios do Estado", informou.

O deputado adiantou que a Assembleia Legislativa vai se aprofundar neste debate devido à gravidade da questão e da preocupação provocada na população. "Essa pesquisa está repercutindo em todo o país e traz uma grande preocupação as pessoas. A contaminação da água pode ter uma abrangência ainda muito maior do que imaginamos. Além de estar contaminada, o que é questionável, se temos a tecnologia eficaz para despoluir esta água que contamina também todos os animais que fazem uso dela, principalmente os peixes. Devemos fazer as devidas discussões, fiscalizar e tomar as devidas providências sobre o assunto e, se necessário, medidas urgentes para preservar os recursos hídricos de nosso Estado que abriga o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do mundo", registrou o deputado Renato Câmara.


Deputado Renato Câmara utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para informar às ações que serão desenvolvidas pela Frente Parlamentar de Recursos Hídricos para averiguar uma eventual contaminação da água consumida no Estado

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

1º Simpósio de Integração e Ações Inovadoras na Área de Segurança Pública

Próximo
Próximo

1º Simpósio de Integração e Ações Inovadoras na Área de Segurança Pública