Frente dos Direitos da Pessoa Idosa conclui atividades com avanços e conquistas

A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa se reuniu nesta terça-feira (21/11), no auditório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). O grupo de trabalho é coordenado pelo deputado estadual Renato Câmara (PMDB), que iniciou o encontro com o debate sobre o projeto de lei que institui o mês de combate à violência contra a pessoa idosa no Estado.

Renato Câmara explicou que, além do mês de combate à violência contra o idoso, era preciso encontrar uma cor para simbolizar esta luta. "Discutindo a questão da cor que simbolize este enfrentamento da violência contra o idoso, foram escolhidas duas cores, o violeta e o prata. Hoje é a última reunião do ano e o grupo tem muito a comemorar pois conseguimos muitos avanços, e o mais significativo foi a criação do Fundo Estadual do Idoso, que vai sem dúvida nenhuma, ser um marco importante depois de 20 anos de luta. A Frente Parlamentar tem cumprido a sua missão e conseguiu avançar muito com a parceria de mais de 20 instituições que participam junto conosco. É a Assembleia Legislativa mais próxima da população", destacou Câmara.

Além do projeto, foram abordados no encontro outros assuntos, a apresentação da organização dos Jogos Estaduais da Melhor Idade do MS, pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), e a apresentação do projeto "Melhor Qualidade de Vida da População Idosa do MS", pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O deputado estadual Renato Câmara também comentou a volta dos Jogos da Melhor Idade. "Hoje nós abordamos a questão das Olimpíadas da 3ª Idade, que voltarão a acontecer a partir deste ano. Ao longo dos últimos três anos não houve jogos, e agora, graças ao trabalho da Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa, ao empenho de todas as instituições que compõem o grupo de trabalho e a parceria do governo do Estado, nós teremos novamente os Jogos Estaduais da Melhor Idade", informou o parlamentar.

O deputado estadual João Grandão (PT), secretário da Frente Parlamentar, falou dos encaminhamentos do encontro. "Nós temos uma proposta, do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, em relação à carteirinha do idoso, para que ele passe a se identificar com um documento com fotografia em transportes interestaduais e intermunicipais. Encaminhamos também uma carta sobre a questão da Reforma da Previdência, especificamente o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pois agora tem que ser feito o cadastramento no CadÚnico, precisamos divulgar isso para que os idosos que possuem esse benefício possam fazer o recadastramento", divulgou Grandão.

Para João Grandão, a Frente Parlamentar concretizou várias ações neste ano. "Parabenizo todos os parlamentares e entidades que têm participado de forma ativa, tivemos muitos resultados positivos que mostram de forma clara e evidente que o idoso tem que ser respeitado neste país. Em 2018, se continuarmos nesta dinâmica, não tenho dúvida que muitas conquistas virão. Ações serão concretizadas, pois dependem do tempo político e orçamentário e trabalharemos isso com a mesma determinação e concepção de inclusão", relatou João Grandão.

Também fazem parte da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa os deputados Marcio Fernandes (PMDB), Beto Pereira (PSDB), Herculano Borges (SD), e Antonieta Amorim (PMDB), vice-presidente do grupo de trabalho.


Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa realizou nesta semana a última reunião de 2017

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Renato Câmara apresenta projeto que simplifica emissão de nota fiscal por pescadores profissionais

Próximo
Próximo

Exponan entra no calendário de eventos de MS