O espetáculo do ódio nas redes

artigos.jpg

Renato Câmara (*)

Sentado na área de fora da casa de minha avó, observo seu olhar distante e fixo que permeiam sua memória, já vagarosa pelos seus 96 anos de experiência, dos quais 56 lidando com a vida em Ivinhema. Vó Benedita, cozinheira dedicada que criou seus dez filhos na beira do fogão, fica ali ouvindo os acontecimentos. É uma tradição de família conversarmos um pouco antes do anúncio do almoço, no entanto, as redes sociais mudaram nossa rotina de um tempo para cá. Agora, os comentários são pautados, na maior parte dos casos, por posts das redes ou grupos de wattsApp. "Olha, o fulano se casou", "o beltrano viajou" e "o sicrano denegriu ou difamou tal pessoa" em um vídeo.

São nessas horas que as sábias palavras de Vó Benedita sempre chegam para concluir o assunto. "É, naquela época era diferente, existia mais consideração e respeito", comenta ela.

Nesta época em que mundo tecnológico e redes sociais ditam os perfis e o comportamento das pessoas, me esforço para manter os valores obtidos dentro de casa, respeitando a cada um e mantendo uma linha de coerência. Meu saudoso pai, construiu uma trajetória política com os tijolos da generosidade e sempre fez os enfrentamentos necessários para defender o que considerava certo e justo.

Sempre me inspirei nestes ideais para questionar o sistema político que comandou Ivinhema até o começo dos anos 2000. Lembro como se fosse hoje. Na época, o ex-senador Moka nos apresentou uma pesquisa com números estarrecedores. Quase 100% dos jovens do município tinham a falta de emprego como a maior preocupação. Muitos pensavam em ir embora devido à falta de perspectivas. O cenário de recessão da época obrigou vários comerciantes a fechar as portas dos seus estabelecimentos.

Pensando em construir uma nova realidade, montamos um projeto que visava a retomada do desenvolvimento econômico e o resgate da autoestima do ivinhemense. Com muito trabalho e empenho de toda nossa equipe, conseguimos promover importantes avanços ao longo dos nossos dois mandatos. Ivinhema deu um grande salto na qualidade de vida da população e teve um sólido desenvolvimento econômico. Durante nossa gestão, o PIB (Produto Interno Bruto) do município mais que triplicou o município ganhou mais de 30 posições no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em Mato Grosso do Sul. Deixei o cargo com mais de 80% de aprovação popular, conforme pesquisas realizadas na época.

É por essa confiança depositada pela população em nosso trabalho que dedico cada dia do mandato. Agora como deputado estadual, tenho me esforçado para bem representar Ivinhema na Assembleia Legislativa e construir ações parlamentares que melhorem a vida da nossa gente, defendendo abertamente práticas e projetos que beneficiem diretamente os mais necessitados e que resultem sempre em um futuro melhor. Entretanto, tenho a consciência que, apesar de todos os nossos esforços, ainda há muito o que se fazer e avançar, já que os desafios são inúmeros diante do crescimento diário das demandas sociais. Considero a divergência de ideias e propostas e as críticas construtivas como fatores naturais da política e, em muitos casos, até mesmo salutares para o avanço do debate e da democracia.

Atualmente, a sociedade está em busca de projetos sólidos e não de discursos vazios. Procura por meios de levar mais felicidade a família e dispensa as manifestações de ódio e divisão. As pessoas querem segurança e não medo, querem a verdade e não a mentira. Buscam o respeito e não a ofensa. Somos parte da sociedade e eleitos para representarmos a coletividade com equilíbrio emocional, dedicação e trabalho. As redes sociais são uma grande ferramenta de diálogo e interação e chegaram de forma definitiva para facilitar e democratizar o acesso a informação e também como importante instrumento para se debater problemas e soluções para as demandas que surgir diariamente na sociedade.

Porém, é inadmissível que essas importantes ferramentas sejam utilizadas como meio para se promover o oportunismo, a calúnia, na tentativa desesperada de destruir reputações construídas com trabalho sério e transparência.

(*) – É engenheiro agrônomo, mestre em gestão e produção agroindustrial. Exerce o segundo mandato de deputado estadual pelo MDB

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Carta da Água que estabelece metas de preservação é entregue na Assembleia

Próximo
Próximo

Íntegra: 1º Simpósio de Segurança Pública