Para garantir o tráfego seguro, Deputado Renato pede obras de combate à erosão e recapeamento no Km 54 da BR-267
O deputado estadual Renato Câmara (MDB), está reivindicando ao DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que sejam realizadas, em caráter de urgência, obras de contenção à erosão e de recuperação da pavimentação asfáltica, com serviços de recapeamento, no quilômetro 54 da rodovia BR-267, no município de Porto Murtinho.
A reivindicação foi apresentada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a sessão plenária de quinta-feira (03-08). “Fiz esta Indicação ao Superintendente Regional do DNIT Euro Nunes Varanis Junior e ao Deputado Federal Vander Loubet, ocasião em que apontamos os problemas existentes neste trecho da rodovia federal”, afirma o vice-presidente da ALEMS.
Renato Câmara observa que sua reivindicação representa um pleito apresentado pela vereadora Maria Donizete dos Santos, o qual lhe foi encaminhado através de ofício da Câmara Municipal de Porto Murtinho. “A indicação que recebemos busca a realização destas obras urgentes visando recuperar a pavimentação e, sobretudo, conter a erosão que ameaça o leito da rodovia BR-267. A demanda que recebemos da vereadora Maria Donizete expressa a sua preocupação e sintetiza um anseio da população murtinhense, especialmente, após a declaração de situação de emergência neste trecho do km 54, devido aos deslizamentos que causaram erosão significativa na estrada”, justifica o deputado.
Os problemas viários existentes no citado trecho representam um risco iminente para o tráfego de veículos de carga e passageiros, aumentando consideravelmente o perigo de acidentes. “É essencial que a pavimentação seja recuperada e as medidas de contenção de erosão sejam implementadas o mais rápido possível para evitar danos ainda maiores. Apesar do progresso das obras da ponte da Rota Bioceânica, ainda persistem sérios problemas na rodovia BR-267, tornando imprescindível a atenção das autoridades para garantir a segurança e a qualidade da via. Destacamos que a simples realização de tapa-buracos não tem sido uma solução duradoura para os problemas enfrentados na pavimentação. Tais intervenções apenas amenizam os danos momentaneamente, não sendo suficientes para garantir a segurança e eficiência do tráfego”, alerta Renato Câmara.
“Portanto, se faz necessário a realização de um recapeamento espesso da rodovia para que o pavimento suporte o peso de caminhões e, sobretudo, garanta durabilidade e qualidade das obras. Diante dessa situação, enfatizamos a importância de uma ação rápida por parte do DNIT para evitar maiores danos à estrada e para salvaguardar a integridade e a segurança de todos os usuários. A recuperação da pavimentação e a contenção da erosão devem ser tratadas como prioridades, levando em conta o bem-estar e a segurança de trabalhadores motoristas, viajantes e turistas que trafegam em grande número nesta importante rodovia federal de Mato Grosso do Sul”, finaliza o deputado Renato Câmara.