Pedrossian, Renato Câmara e lideranças de Dourados defendem ferrovia em Itahum

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Renato Câmara (MDB) participou, na manhã de hoje (02-06), no distrito de Itahum, em Dourados, do movimento “MS de Volta aos Trilhos”, liderado pelo deputado Pedrossian Neto, membro da Frente Parlamentar de Infraestrutura, Logística e Transporte na ALEMS.

 

“Estamos juntos neste debate pela reabertura da ferrovia de Campo Grande a Ponta Porã, com uma estação em Itahum. Tenho apoiado este movimento e nossa defesa é que a ANTT reveja sua decisão e inclua na relicitação para concessão da ferrovia Malha Oeste, a linha que passa por Sidrolândia, Maracaju, Itahum e Ponta Porã”, afirmou Renato Câmara. O movimento contesta o estudo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que indica inviabilidade no ramal.

 

“Neste movimento de mobilização com a sociedade organizada, estamos reivindicando que a ANTT inclua no processo de concessão e investimentos, as reformas para colocar em atividade esta importante linha. Este é um desejo da sociedade e tenho a clara convicção de que assim como os países desenvolvidos utilizam as ferrovias para escoarem suas produções, já passou da hora do Brasil e o Mato Grosso do Sul terem de fato um transporte ferroviário moderno e que atenda os nossos produtores, principalmente, porque somos um dos celeiros do Brasil”, argumenta o parlamentar.

 

Renato aponta que com investimentos em ferrovias e funcionamento dos trens de carga, “nós diminuiremos o custo de transporte, e com isso, aumentaremos nossa competitividade e, consequentemente, fortaleceremos ainda mais a agropecuária de nosso Estado”. Outra vantagem citada pelo deputado é o benefício do transporte de passageiros: “Será facilitado o ir e vir, desenvolvendo mais toda esta nossa região, além de ser uma entrada a ser discutida também com o Paraguai, que poderá utilizar esta ferrovia”.

 

Renato Câmara defende que ANTT reveja proposta de relicitação e inclua o ramal Campo Grande - Ponta Porã, com reativação também da estação em Itahum. Foto: Flávio Henrique/,Assessoria

Duas das três audiências públicas em defesa da inclusão do ramal Campo Grande-Ponta Porã, nos estudos da relicitação da ferrovia Malha Oeste foram feitas nos municípios de Sidrolândia e Maracaju. A audiência de hoje foi realizada na antiga estação da Ferroeste de Itahum, com a participação das lideranças de Dourados, os vereadores Laudir Munaretto (presidente da Câmara), Olavo Sul, Rogério Yuri e Tio Bubi; presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACED) Paulo Campione, representando o prefeito Alan Guedes o secretário Romualdo Ramim, e representantes da sociedade.

 

“Vamos continuar marcando presença nas audiências em prol do movimento “MS de Volta aos Trilhos”. Nossa meta é sensibilizar a ANTT, para isso, vamos ajudar a formular uma carta de Mato Grosso do Sul à ANTT e ao Governo Federal, pontuando que a concessão da Malha Oeste, que prevê apenas ramal de Corumbá (MS) a Mairinque (SP), precisa do ramal de Campo Grande a Ponta Porã. Essa é mais uma luta que encampamos junto com o deputado Pedrossian Neto, visando contemplar o sonho de toda a sociedade sul-mato-grossense”, finalizou Renato Câmara.

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Renato Câmara pede concurso público para contratação de técnicos ao Imasul

Próximo
Próximo

Renato Câmara recebe convite para a feira internacional “Ponta Agrotec 2023”