Renato Câmara e Olavo Sul articulam termo de cooperação entre Sejusp e Guarda Municipal de Dourados

PicsArt_03-19-04.45.27.jpg

Na manhã de quarta-feira (17/03) o deputado estadual Renato Câmara (MDB), atendendo solicitação do vereador Olavo Sul (MDB) e da Guarda Municipal de Dourados (GM), realizou audiência on-line entre o comandante Ary Carlos Barbosa, representante da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a comandante da Guarda Municipal de Dourados, Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento.

Durante a audiência, o deputado intercedeu para que seja renovado o Termo de Cooperação Mútua, entre as duas entidades. O último acordo foi assinado em 2018 com validade de dois anos e a possibilidade de renovação para cinco anos, porém, essa renovação não aconteceu e o validade do termo expirou.

Renato reconheceu a relevância do trabalho das instituições e se colocou à disposição para garantir a parceria que trará benefícios para a segurança pública de Dourados e região.

“Estamos fazendo a interlocução dada a importância de oferecer essa compensação para o trabalho da GM, que tem amenizado problemas como a violência e o consumo de álcool e drogas entre os jovens. O município necessita de parcerias, por isso estamos atuando para a renovação do convênio, Dourados precisa e a Guarda merece esse apoio que o Estado pode oferecer”, disse o deputado.

A parceria possibilita à Guarda, entre outras coisas, apoio do governo para aquisição e manutenção de materiais, viaturas e instrumentos utilizados nos trabalhos. Para as rondas escolares, por exemplo, a GM possui três viaturas e, hoje (17), uma delas foi retirada de circulação por mau funcionamento.

“Durante os dois anos de vigência do acordo, só de salário dos agentes de ronda é investido 1,5 milhão. Por isso essa parceria é extremamente importante ao município, que atravessa uma situação precária, precisamos de auxilio com os instrumentos utilizados e com nossas viaturas, nosso trabalho não pode parar”, afirma a comandante.

A GM realiza ronda nas escolas nos três períodos, um trabalho comunitário com maior proximidade do aluno, pais e educadores. Com essa ação, os casos de violência nas unidades têm reduzido exponencialmente.

O coronel Ary Carlos Barbosa afirma que a guarda municipal de Dourados é um exemplo de serviço no Mato Grosso do Sul, ele recebeu a solicitação e vai encaminhar a proposta para análise do jurídico para que, assim que possível, seguir para o governo do Estado.

De antemão ele adiantou que a secretaria está adquirindo novos materiais e que vai apresentar a solicitação para que parte deles possam ser encaminhados para a Guarda Municipal de Dourados.

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Em razão de ato publicado pela ALMS, ll Seminário Estadual da Água é adiado

Próximo
Próximo

Em Ivinhema, Renato Câmara reforça compromisso com o projeto ‘Nova Jerusalém’ e garante emenda de R$ 40 mil