Renato destaca aquecimento da Suinocultura em MS e apoio da Frente Parlamentar
O coordenador da Frente Parlamentar de Desenvolvimento da Suinocultura da Assembleia Legislativa, deputado estadual e vice-presidente da ALEMS Renato Câmara destacou, em entrevista na manhã de hoje (22-05), que “o setor da suinocultura encontrou um ambiente fértil no Mato Grosso do Sul, em todos os sentidos”.
Renato Câmara pontuou como situações extremamente favoráveis, as questões climáticas, o solo, a grande produção de grãos, a água de qualidade e, principalmente, as ações governamentais, como o Subprograma Leitão Vida. “Tudo isso está fortalecendo a atividade. Concomitantemente, temos lutado e conquistado incentivos junto ao Governo do Estado para manutenção de estradas rurais, apoio em relação a insumos, como a garantia de energia elétrica de qualidade e também ações para poder ter ligações rápidas”.
Ao destacar as ações da Frente Parlamentar de Desenvolvimento da Suinocultura, o deputado explicou que ela foi criada para ser o instrumento de apoio aos suinocultores, que precisam de respostas rápidas, precisam ter discussão sobre financiamentos no FCO, melhores estradas e infraestrutura, dentre outras intervenções.
“Temos discutido todos estes temas, porém, um deles é absolutamente fundamental, necessário e importante, e nele tratamos a questão da biosseguridade. Este detalhe visa dar a tranquilidade aos empresários que estão investindo, onde Mato Grosso do Sul tem se preocupado com a questão das várias doenças, atuando na proteção e fiscalização para que doenças de outros países não entrem no Estado”.
O deputado acrescentou que o MS tem uma grande fronteira seca com o Paraguai e Bolívia. “Neste contexto, temos nos preocupado para que o Estado se mantenha livre de aftosa e para isso, são necessários todos os cuidados de biosseguridade nas fronteiras, nas divisas também com os demais estados, e Mato Grosso do Sul tem colocado luz sobre este tema para que nós possamos manter um estado com nota máxima na biossegurança”, frisou.
As considerações de ambiente favorável citadas pelo deputado Renato Câmara foram confirmadas na última semana, quando grupo de cooperativas do setor sinalizou a continuidade de investimentos e ampliação da capacidade de abate de suínos no Mato Grosso do Sul, com investimentos que podem chegar a R$ 1 bilhão nos próximos anos.
“Com certeza, as ações de incentivo e apoios resultam em investimentos, por isso, temos discutido efetivamente na Assembleia Legislativa todos estes temas, dando segurança ao produtor rural, aos empresários, reiterando que o nosso Legislativo Estadual é parceiro desta grande atividade que tem gerado muita renda e desenvolvimento ao nosso Estado de Mato Grosso do Sul e esse é o compromisso da Frente Parlamentar de Desenvolvimento da Suinocultura”, reafirmou Renato Câmara.