Em seminário, Renato Câmara ressalta importância de valorização de agentes de saúde e endemias
Nesta quarta-feira (01/6), na Câmara Municipal de Dourados, foi realizado o “I Seminário de Formação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate de Endemias”, realizado pelo Sindcracse o evento aconteceu com o apoio da Frente Parlamentar de Apoio aos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, criada e coordenada pelo deputado estadual Renato Câmara.
Há um bom tempo o deputado tem atuado por melhores condições de trabalhos aos agentes, onde destinou emendas e tem sido porta-voz dos profissionais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
“Essa é uma luta muito importante, onde estamos dando voz a esses profissionais que são fundamentais para nossa população. no Seminário, vamos poder levantar medidas para melhorar os atendimentos dos agentes e oferecer melhores condições de trabalho a todos”, afirmou Renato Câmara.
Participaram do evento agentes de Dourados e outros 14 municípios, sendo Antônio João, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jatei, Laguna Carapã, Rio Brilhante, Ponta Porã, Vicentina, Iguatemi e Maracaju, que puderam participar de palestras e debates sobre a saúde mental, segurança no trabalho, direito dos trabalhadores e valorização profissional.
“A Pandemia ressaltou a importância dos agentes que foram à luta e atuaram na linha de frente da Covid. Por isso, uma discussão como essa valoriza os profissionais, apresenta caminhos e, com isso, nós seguimos com o trabalho de representatividade na Assembleia Legislativa”, ressalta Renato Câmara.
Presidente do Sindicato Regional de Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias de Dourados-MS (Sindracse) Marco Aurélio A. Bonetti falou da relevância do Seminário para capacitar os agentes e atuar na busca por respeito aos profissionais.
“Quero agradecer ao deputado Renato Câmara por encampar essa Frente que há muito tempo é um sonho nosso e por dar voz não só aos agentes de Dourados, mas de todo o Estado. O Sindracse costuma buscar esse tipo de formação para nos capacitarmos e levar um trabalho de qualidade a população. O Sindracse luta em primeiro lugar pelo respeito aos nossos profissionais, para que eles possam realizar o seu trabalho a altura da missão que nos é dada”, finaliza.
Ao final do evento o deputado recolheu as questões levantadas pelos participantes e afirmou dar continuidade à discussão na ALEMS e com o Governo do Estado. “Vamos agora criar e oficializar uma carta onde vamos registrar os questionamentos levantados, como o piso salarial dos agentes indígenas, que hoje é menor que o piso nacional e um sistema de notificação de acidentes e doenças”, disse.
Além disso, o deputado assumiu o compromisso de criar um modelo de legislação para atender a questão de saúde mental dos agentes e a criação de sindicatos de agentes nos municípios que ainda não possuem.