Audiência pública discute os desafios da Nota do Produtor Rural no Estado

20/09/2017 09h50 - Por: Dênes de Azevedo

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza nesta quarta-feira (12), a partir das 13h30, no plenário Júlio Maia, a audiência pública "Apresentação dos Desafios da Implantação da Nota do Produtor Rural". O evento é uma proposição do deputado Renato Câmara (PMDB) e terá como palestrante o auditor fiscal da Receita Estadual, Cleverton Messias Miotto Corazza.

A Nota Fiscal do Produtor Rural é o documento fiscal de emissão obrigatória pelo agricultor na circulação de bens e materiais relacionados com suas atividades e de mercadorias e produtos produzidos na sua propriedade ou em propriedade alheia. Desde janeiro deste ano, os produtores rurais de Mato Grosso do Sul passaram a ter acesso as notas fiscais apenas pela internet, aposentando os antigos talões de nota.De acordo com Renato Câmara, desde a mudança, boa parte agricultores familiares do Estado passaram a enfrentar dificuldades para acessar o novo sistema de emissão notas, principalmente pela ausência de sinal de internet em suas propriedades.

Segundo FETRAF/MS (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), muitos produtores passaram a ser obrigados a se deslocar até a agência fazendária mais próxima para emitir a nota fiscal, fato que tem gerado despesas e transtornos, bitributação e recolhimento de imposto igual ao do grande produtor, desvalorizando e encarecendo o trabalho dos pequenos produtores.Conforme o deputado, a audiência pública desta quarta-feira tem o objetivo de discutir com os setores da atividade rural alternativas, alterações caminhos para facilitar a vida dos pequenos produtores de MS, buscando superar as dificuldades operacionais do novo sistema, além da ausência da cobertura das operadoras de internet.

"O tema é de fundamental importância e tem afetado a vida de muitos pequenos produtores do nosso Estado. A nota fiscal eletrônica veio para auxiliar e ajudar o dia a dia do homem do campo. O produtor de médio e grande porte têm tido muitos benefícios com a adoção deste novo sistema. O grande problema fica com o pequeno produtor, que muitas vezes não têm o computador e sinal de internet na propriedade, além de enfrentarem dificuldade para lidar com essa tecnologia. Nosso objetivo é com a audiência é discutir a situação do pequeno produtor com entidades, associações e técnicos, buscando caminhos para facilitar a vida dos nossos agricultores familiares", finalizou Renato Câmara.


Deputado Renato Câmara é o propositor da audiência pública que vai discutir a questão da nota fiscal eletrônica nas propriedades rurais de MS. (Foto: Divulgação).

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Projeto de lei de Renato Câmara inclui Feira de Sementes Crioulas no calendário de eventos de MS

Próximo
Próximo

Renato Câmara pede reativação da junta médica da Ciretran em Dourados