Renato Câmara pede reativação da junta médica da Ciretran em Dourados
20/09/2017 10h00 - Por: Dênes de Azevedo
O deputado estadual Renato Câmara (PMDB) solicitou na reunião ordinária desta quinta-feira, dia 6, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a reativação da Junta Médica Examinadora da Ciretran no município de Dourados.
A reivindicação foi feita ao governador Reinaldo Azambuja, ao secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa e ao diretor-presidente do Detran/MS, Gerson Claro Dino.
"Nossa proposta com a reativação da junta é prestar um serviço de melhor qualidade à população da Grande Dourados, Sul do Estado e Vale do Ivinhema. As pessoas dessas regiões hoje precisam se deslocar a Campo Grande nos casos em que houver necessidade de avaliação especial", explica o deputado.
A junta tem a função de realizar exames para habilitação de motoristas em casos especiais, como os portadores de necessidades especiais. Hoje somente há uma junta médica no Estado para esse tipo de atendimento e fica em Campo Grande.
Renato lembra que esse procedimento encarece o custo da habilitação para as pessoas com necessidades especiais. "O custo destes deslocamentos praticamente inviabiliza a obtenção da licença para conduzir veículos às pessoas com rendimento baixo. Muitos já enfrentam dificuldades para arcar com os custos e taxas normais", lembra o deputado.
A instalação de uma junta médica em Dourados facilitaria a vida das pessoas que vivem em mais de 30 municípios, segundo o deputado Renato Câmara. Essas cidades estão localizadas num raio máximo de 200 quilômetros de Dourados. Quem mora em Mundo Novo, por exemplo, precisa hoje percorrer 450 quilômetros para chegar a Campo Grande. Mas a cidade está a apenas 200 quilômetros de Dourados.
"Vejo como de grande importância social a reativação desta junta médica do Ciretran em Dourados. Na minha opinião significa um avanço muito grande no sentido da qualidade no atendimento às pessoas. É garantia de dignidade ao cidadão", afirma Renato.