Renato Câmara cobra urgentes melhorias em prédio provisório que atende alunos da “Vilmar Vieira de Matos” de Dourados
O deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Renato Câmara (MDB), voltou a cobrar o aceleramento de obras de manutenção do prédio provisório que está atendendo os alunos da Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos. Em Indicação apresentada na ALEMS no dia de ontem (29-08), o deputado douradense solicitou ao governador do Estado Eduardo Riedel e ao Secretário de Estado de Educação Hélio Queiroz Daher, que as melhorias no CSU (Centro Social Urbano) do Jardim Água Boa sejam executadas em caráter de total urgência.
Renato Câmara destaca que este é um pleito da comunidade escolar que solicita, em caráter de urgência, a realização de melhorias no prédio que está abrigando provisoriamente a referida unidade escolar. “Já fizemos este pedido em 13 de abril de 2023, e recebemos resposta no último dia 15 de junho informando que as intervenções pertinentes haviam sido realizadas e que o prédio estava em funcionamento. Ocorre que, no dia 28 de agosto de 2023, os alunos da referida unidade escolar promoveram um protesto, reivindicando melhorias na infraestrutura do local para que possam frequentar as aulas adequadamente”, observa o deputado douradense.
A Escola Estadual Vilmar Vieira Matos possui aproximadamente 1.300 alunos distribuídos entre o ensino fundamental e médio, operando nos três períodos. Um dos principais pontos de insatisfação é o intenso barulho no ambiente. Tal condição tem prejudicado as aulas, uma vez que os professores enfrentam dificuldades para lecionar e os alunos para compreender o conteúdo. Ademais, em dias quentes, muitos estudantes têm se sentido mal devido ao calor excessivo, chegando ao ponto de professores deslocarem seus alunos para fora do edifício para realização de provas. “A situação é insuportável”, denunciaram os alunos durante o protesto.
O prédio da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos, atualmente, passa por uma grande reforma, e para tanto, os alunos foram abrigados em um edifício provisório. Ocorre que este edifício provisório necessita de algumas melhorias, tais como:
- Melhoria na acústica do ambiente, visto que há um constante ruído no local;
- Instalação de ventiladores grandes nas salas de aula devido ao calor excessivo;
- Possibilidade de instalação de um climatizador central;
- Troca de fiação, uma vez que a atual rede elétrica não comporta uma grande quantidade de equipamentos ligados simultaneamente;
- Instalação de mais refletores LED, pois as salas estão com uma iluminação precária;
- Ampliação da rede de internet e a instalação de mais 10 roteadores para garantir uma conexão de Wi-Fi mais estável;
- Instalação do laboratório de informática, pois a escola já possui os computadores, mas falta o cabeamento de internet;
- Aquisição de uma impressora adicional, uma vez que a demanda de material impresso aumentou;
- Pintura da cozinha;
- Instalação de 8 quadros brancos nas salas de aula;
- Melhoria na acessibilidade da rampa e escadas que dão acesso à cozinha e aos banheiros, visto que os degraus são altos e curtos, e a rampa é muito íngreme;
- Calçamento do pátio externo ao Ginásio (ao lado da Rua Cafelândia);
- Conserto dos buracos e calhas;
- Instalação de um sumidouro para escoamento da água da chuva do bicicletário.
“Sendo assim, a fim de melhorar o ambiente de estudos, tornando-o mais propício e confortável para os alunos e professores, além de garantir uma maior qualidade de ensino, é necessário o urgente atendimento da presente demanda renovada”, reivindica o deputado Renato Câmara.