Renato recebe pedido de socorro da Câmara de Ivinhema devido ao assoreamento do rio Piravevê

Renato Câmara apresenta indicação entregue pelo vereador Dema, assinada por todos os vereadores: Pedido de socorro contra assoreamento do rio Piravevê. Foto: Reprodução/Roney Minella

O deputado estadual Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã desta segunda-feira (28-08), mais denúncias de assoreamento do rio Piravevê. Em visita oficial ao município de Ivinhema, na Câmara de Vereadores, o parlamentar recebeu indicação entregue pelo presidente do Legislativo, Valdemar Ângelo (Dema), assinada por todos os vereadores, pedindo socorro e apoio para resolução do grave impacto ambiental.

 

“Nós, vereadores pedimos que utilize toda a sua influência como presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, e como coordenador da Frente Parlamentar dos Recursos Hídricos para mobilizar o Estado visando resolver este problema. Ivinhema tem esta situação seriíssima que é o assoreamento afetando nossos rios. Todos sabemos da importância do rio Piraverê para Ivinhema e Angélica. Nós, os vereadores, a Prefeitura, as entidades, enfim, todos estamos preocupadíssimos, por isso, fizemos esta indicação solicitando o seu apoio para ajudar nesta questão. Estamos pedindo socorro”, afirmou Dema ao entregar a indicação do deputado Renato Câmara.

 

“Agradeço o encaminhamento e vou colocar na pauta da Comissão de Meio Ambiente. Entendemos que precisamos articular ações imediatas. O rio Piravevê já foi o nosso grande balneário. É urgente lidar com essa situação. Estou comprometido em tomar as medidas concretas para abordar o problema nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Recursos Hidrícos, as quais presido na Assembleia Legislativa. Equipes técnicas serão envolvidas para averiguar as causas e propor soluções. Juntos, trabalharemos para garantir a sobrevivência do rio Piravevê em benefício das futuras gerações”, respondeu Renato Câmara.

 

Vista parcial do rio Piravevê assoreado. Imagem: Flávio Henrique/Reprodução Roney Minella

O pedido de intervenção formulado pela Câmara Municipal também representa as reivindicações da ONG Ivibio, da Associação Comercial de Ivinhema e demais lideranças do município. Ao averiguar “in loco” as denúncias recebidas, Renato Câmara constatou que o assoreamento começa na junção dos córregos Ponta Porã e córrego Azul, que estão assoreados e este assoreamento é que chegou e invadiu o rio Piravevê.

“A partir de agora vamos fazer os devidos encaminhamentos para buscar providências, encontrar as alternativas de soluções. Podem contar com todo o nosso empenho, pois, estou comprometido nesta causa e vamos lutar para mitigar o problema ambiental que confirmamos. Nossa meta é salvar o rio Piravevê. Para isso, buscaremos combater os problemas que causam o assoreamento. Vamos atuar em prol de Ivinhema, de Angélica e desta querida região”, afirmou o deputado Renato Câmara.

Lobo Digital

Somos uma agência especializada em criação de sites Squarespace e vendas Online.

https://www.lobodigital.com.br
Anterior
Anterior

Renato Câmara cobra urgentes melhorias em prédio provisório que atende alunos da “Vilmar Vieira de Matos” de Dourados

Próximo
Próximo

Renato solicita recursos federais para aquisição de ônibus aos acadêmicos de Pedro Gomes