Renato Câmara reivindica internet para Superintendências Regionais do INCRA
Por meio de Ofício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), com Indicação do vice-presidente, deputado estadual Renato Câmara (MDB), endereçado ao ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Luiz Paulo Teixeira Ferreira, o parlamentar está solicitando a instalação de internet de qualidade nas Superintendências Regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
“Nossa reivindicação é que as providências sejam tomadas com a máxima urgência para resolver este problema de falta de internet nas sedes do INCRA, em todos os estados e municípios do Brasil, com ênfase especial na Sede Regional de Mato Grosso do Sul. Este é um pleito encaminhado para Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária, que solicita a implantação do sistema tecnológico visando além da comunicação, principalmente, os encaminhamentos das ações burocráticas via on-line”, justifica o deputado autor da Indicação.
Deputado Renato Câmara entra na luta pelo asfaltamento de ruas do Altos do Indaiá
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB), está encampando mais uma luta em seu mandato e, desta vez, pela pavimentação asfáltica de ruas do bairro Altos do Indaiá, situadas na região Oeste da cidade de Dourados.
“Demos o segundo passo, apresentando na Assembleia uma Indicação ao governador Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Helio Peluffo Filho e ao Diretor-Presidente da AGESUL Mauro Azambuja Rondon Flores. Estamos solicitando a viabilização de recursos através de realização de parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Dourados que garantam a realização de obras de pavimentação asfáltica no Altos do Indaiá”, informa Renato Câmara.
Deputado Renato Câmara reivindica operação tapa-buracos de Cipolândia a Aquidauana
O deputado estadual Renato Câmara (MDB), está reivindicando a execução de operação tapa-buracos em um trecho de 66,5 quilômetros, do distrito de Cipolândia ao município de Aquidauana, região Noroeste de Mato Grosso do Sul.
A solicitação está sendo endereçada ao governador do Estado, Eduardo Riedel, ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo Filho, e ao Diretor-Presidente da AGESUL, Mauro Azambuja Rondon Flores, através de Indicação apresentada durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de MS, nesta quarta-feira (05-07).
Lei: Instituto Ismaily é declarado de Utilidade Pública Estadual
Foi sancionada a Lei 6.081 de 2023, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), que declara a Utilidade Pública Estadual do Instituto Ismaily 31, com sede e foro no município de Angélica. A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (5).
Frente Parlamentar da Avicultura dá posse a integrantes e representa setor com alto potencial econômico
A avicultura sul-mato-grossense, com participação ainda modesta no cenário nacional, reúne fatores que apontam para perspectivas de crescimento significativo. Para estimular esse potencial, o setor conta com importante espaço na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a Frente Parlamentar de Avicultura, cujos integrantes tomaram posse na tarde desta terça-feira (4) no plenarinho Nelito Câmara, na Casa de Leis.
O evento foi presidido pelo deputado Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente, com presença de outros parlamentares e representantes do Governo e de entidades ligadas à avicultura.
Deputado Renato Câmara prestigia evento em comemoração aos 36 anos do DOF
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB) prestigiou, na manhã de hoje (04-07), a solenidade realizada em comemoração aos 36 anos de criação do DOF – Departamento de Operações de Fronteira, que surgiu em 28 de maio de 1987, com o nome de GOF (Grupo de Operações de Fronteira).
O evento, na sede do DOF em Dourados, foi marcado pela entrega de Medalhas “Águia da Fronteira”, uma insígnia instituída pelo Decreto Estadual nº. 10.781, de 17 de maio de 2002 para ser outorgada a autoridades civis e militares que prestaram relevantes serviços ao DOF, e policiais que se destacaram pelo seu valor pessoal e que contribuíram, decisivamente, para o aperfeiçoamento e projeção do Departamento.
Membros da Frente Parlamentar de Avicultura tomam posse nesta terça-feira
O Plenarinho Deputado Nelito Câmara tem reunião marcada às 14h de terça-feira (4) para a posse dos membros da Frente Parlamentar de Avicultura, instituída pelo Ato 4/2022 da Mesa Diretora - publicado no Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS).
A Frente Parlamentar estabelece que o grupo tenha, entre outros objetivos, o de promover debates, workshops, seminários, audiências públicas e outros eventos com a participação dos mais diversos segmentos de instituições de interesses da avicultura; estimular a atividade de produção de aves; e articular com o Governo do Estado a busca de investimentos para programas que fortaleçam a cadeia produtiva.
O deputado Renato Câmara (MDB) assumirá a coordenação do grupo de trabalho.
Em edição recorde, seminário debate o envelhecimento com dignidade
Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), foi realizado com absoluto sucesso o 8º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). O evento lotou o plenário Deputado Júlio Maia, com a participação de aproximadamente 400 pessoas de 50 municípios.
Entoando o Hino do Mato Grosso do Sul, sob regência do maestro e professor mestre Marlon Nantes Foss, os integrantes do Coral da Terceira Idade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), do Projeto Universidade da Maturidade da UEMS (UMA), fizeram a abertura do Seminário.
Renato reúne Comissão de Meio Ambiente para averiguar denúncias de desmatamento no Pantanal
O presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Renato Câmara (MDB) convocou, na tarde de ontem (28-06), os integrantes da Comissão, para o encaminhamento e averiguação de nove denúncias recebidas de destruição de recursos naturais ambientais.
“Fizemos uma reunião com as participações dos deputados Zeca do PT, Rafael Tavares e Neno Razuk. Convocamos a Comissão de Meio Ambiente para podermos fazer os encaminhamentos relacionados às denúncias de diversos temas, dentre elas, o desmatamento dentro do Pantanal Sul-mato-grossense, as minerações em áreas de Preservação de Reserva Legal e o aumento da presença de agrotóxicos na água dos rios”, informou Renato Câmara.
8º Seminário Estadual debate enfrentamento à violência contra idosos nesta 5ª feira na Assembleia Legislativa de MS
Neste mês em que é realizada a campanha “Junho Prata”, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza o 8º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. Promovido pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, presidida pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), o evento acontecerá nesta quinta-feira (29), com início às 13h30, no plenário Deputado Júlio Maia.
Segundo o parlamentar, este grupo de trabalho, juntamente com outros segmentos, busca discussões para concretizar, com ações e projetos, a melhoria de vida dos idosos sul-mato-grossenses. “O seminário estadual é fruto de muito trabalho, sempre realizado com vários parceiros que têm lutado conosco pela garantia dos direitos da nossa população idosa”
Durante Audiência Pública Renato Câmara sugere ampliar ações de apoio e assistência às pessoas idosas
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, durante a Audiência Pública Direitos da Pessoa Idosa realizada nesta terça-feira (27-06) em Dourados, sugeriu diversas medidas que ampliarão a proteção, o apoio e amparo às pessoas idosas.
Dentre os mecanismos públicos apresentados pelo parlamentar douradense, estão os estudos visando à criação da Delegacia de Atendimento Especial ao Idoso, nos moldes da Delegacia da Mulher. “A violência contra o idoso, geralmente, vem de pessoa muito próxima, muitas vezes através da violência financeira, verbal ou patrimonial de alguém que cuida do idoso. Como esta denúncia vai chegar até a delegacia?”, indaga o deputado.
ALEMS, OAB/Dourados e Renato Câmara realizam Audiência Pública: “Direitos da Pessoa Idosa”
A Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), coordenada pelo vice-presidente da Casa, deputado estadual Renato Câmara (MDB), e a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) através da 4ª Subseção de Dourados realizam, nesta terça-feira (27-06), a Audiência Pública Direitos da Pessoa Idosa: “Dourados, o que temos e o que queremos?”.
A audiência no Auditório da OAB em Dourados terá início às 15h, sendo um dos eventos que integram a campanha Junho Prata, mês em que as autoridades, entidades e sociedade em geral de Mato Grosso do Sul promovem debates, discussões e dedicam maior tempo em ações que visam avançar no combate à violência contra as pessoas idosas, conscientizar todos sobre os direitos dos idosos e, sobretudo, visando garantir medidas preventivas.
"A agricultura familiar e a pecuária leiteira precisam de verticalização", afirma Câmara
O deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), utilizou a tribuna nesta quinta-feira (22) para falar de sua participação nas Conferências Regionais da Agricultura Familiar, que tem o objetivo de mapear demandas e necessidades dos pequenos produtores do Estado. “Ontem foi a quinta edição das conferências e essas reuniões conferem um rumo diferente e novo no governo Eduardo Riedel [PSDB]. Por meio delas temos a possibilidade de se aproximar das questões e demandas dos agricultores familiares, e saber das questões que são mais prioritárias”, detalhou.
“Em Dourados, na reunião que participei ontem, percebi que é necessário um centro de distribuição da produção, e não pode ser semelhante ao de Campo Grande, onde a maioria dos produtos vem de outros Estados. Defendemos um modelo que possa escoar e distribuir os produtos locais, dando um horizonte maior para o agricultor. Um Estado como o nosso temos condições do organizar tudo isso para deixar de importar os legumes e fruta de outros estados e sermos exportadores também de frutas e legumes, além de soja e milho”, considera o deputado Renato Câmara.
Ceasa para Dourados é prioridade, defende Renato em Conferência da Agricultura Familiar
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB) participou, na manhã de hoje (21-06), da 1ª Conferência Regional da Agricultura Familiar. Ele defendeu veementemente que “já passou da hora de Dourados ter um Ceasa, um centro de comercialização, que represente o produtor e garanta o escoamento rentável de todas as mercadorias produzidas”.
O parlamentar reiterou que a criação do empreendimento, tipo Ceasa, precisa ser tratado como prioridade pelas autoridades governamentais. “É ponto fundamental discutir com toda a agricultura familiar a questão da comercialização. Isso é muito importante para que os produtores possam ter condições de acesso às vendas de seus produtos diretamente ao mercado distribuidor, gerando segurança e tranquilidade”, pontua Renato Câmara.
Deputado Renato cobra operação tapa-buracos no trecho do distrito de Camisão a Aquidauana
Com o objetivo de evitar acidentes e danos aos veículos, garantir o fácil escoamento da produção e, sobretudo, um tráfego seguro para todos, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) reivindica, em caráter de urgência, a manutenção da pavimentação asfáltica da rodovia MS-450, no trecho desde o Distrito de Camisão até o município de Aquidauana, na região Noroeste do Estado.
A solicitação do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi encaminhada ao governador Eduardo Riedel e ao Diretor-Presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL), Mauro Azambuja Rondon Flores, através de Indicação protocolizada na Casa de Leis no último dia 16-06.
Construção da “Casa da Mulher Brasileira em Dourados” contempla Indicação de Renato
A ministra das Mulheres Cida Gonçalves confirmou, no último sábado (17), após a plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo em Campo Grande (MS), que vai envidar todos os esforços necessários para a construção da Casa da Mulher Brasileira no município de Dourados.
O anúncio contempla diretamente a Indicação do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB), apresentada no último dia 30 de março. Durante aquela sessão plenária, o parlamentar observou que se trata de um pedido da população de Dourados, solicitado por intermédio da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, subtenente da Polícia Militar Lusmária da Silva Oliveira.
Estado atende Renato e reforma escola do Quebracho ‘Ezequiel Balbino’, em Anaurilândia
Ação parlamentar do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB), está resultando no atendimento de uma das maiores reivindicações da comunidade do distrito de Vila Quebracho, no município de Anaurilândia: a reforma e ampliação da Escola Estadual “Prof. Ezequiel Balbino”.
A melhoria foi solicitada por Renato Câmara através da Indicação 571/2023, apresentada no último dia 07 de março, durante sessão plenária da ALEMS. “Solicitamos a reforma geral ao governador Eduardo Riedel e ao Secretário de Estado de Educação Hélio Queiroz Daher, atendendo o pleito apresentado pelo Diretório Municipal do Movimento Democrático Brasileiro, por intermédio do Ofício 001/2023 que recebemos da presidente Lucimara Auxiliadora Palmeira e do vereador Robinson Souza Ferraz. No documento, as lideranças emedebistas de Anaurilândia retratavam o anseio de toda a comunidade escolar do distrito de Quebracho”, explica o deputado.
Deputado Renato reivindica melhorias à Escola Barão do Rio Branco de Douradina
O deputado estadual, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) Renato Câmara (MDB), iniciou uma luta pela construção de cobertura para a rampa da entrada principal de acesso à Escola Estadual Barão do Rio Branco, maior colégio público do município de Douradina. Também está reivindicando, através de sua ação parlamentar, o fechamento lateral da quadra poliesportiva do mesmo colégio.
As reivindicações das duas melhorias foram encaminhadas ao governador do Estado Eduardo Riedel, e ao Secretário de Estado de Educação Hélio Queiroz Daher, através da Indicação n° 01776/2023, apresentada na Sessão Plenária do último dia 25 de abril.
Junho Prata: Renato reforça mês de conscientização contra a violência aos idosos
Nesta quinta-feira (15), em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização contra a Violência à Pessoa Idosa, o deputado Renato Câmara (MDB), usou a fala na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para reforçar as ações do Junho Prata, mês instituído por força da Lei Estadual 5.215/2018, de autoria de Câmara, que também é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
“Aqui temos o trabalho da frente, que tem buscado ações afirmativas de combate a toda forma de violência. E no dia de hoje reforçamos a divulgação, com vários eventos em discussão nesse tema, com adesão de vários municípios e apoio da Secretaria de Assistência Social, que é uma grande parceira, incentivando os municípios. Participarei em algumas cidades, a audiências públicas, como em Dourados com a OAB/MS, debates em universidades e outras ações, por exemplo a divulgação do combate ao trote”, disse o deputado.
Projeto de Renato que amplia Mais Social para compra de medicamentos recebe elogios
O projeto de lei 51/2023 de autoria do deputado Renato Câmara (MDB) vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), que em resumo incluirá a permissão da compra de medicamentos com o uso do Cartão Mais Social, está recebendo elogios de beneficiários e a aprovação de lideranças dos municípios do interior do Estado, mesmo antes do projeto entrar em vigor.
Apresentado por Renato Câmara no último dia 7 de março, o projeto foi provado em primeira discussão durante a Sessão Plenária de 24 de maio, agora, segue em análise pelas comissões permanentes de mérito. O fim da tramitação e a aprovação da matéria está gerando grande expectativa por parte dos beneficiários.