Renato cobra da Energisa a manutenção periódica da rede elétrica do Distrito São Domingos, em Água Clara
O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado estadual Renato Câmara (MDB), Indicou à Mesa Diretora durante a sessão plenária desta quinta-feira (21-09), que seja encaminhado expediente do Poder Legislativo Estadual ao Diretor-Presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, solicitando a urgente realização de manutenção constante e periódica da rede de transmissão de energia elétrica do Distrito São Domingos, situado no município de Água Clara.
Ao justificar sua Indicação, Renato Câmara observa que trata-se de um pleito encaminhado pela Câmara Municipal de Água Clara, conforme Ofício nº 07/2023, assinado pelo vereador Saylon Cristiano de Moraes. “Este requerimento foi formulado a partir de uma solicitação da Associação de Moradores e Produtores da Região do Rio São Domingos, que através de abaixo-assinado, solicita a realização de manutenção constante e periódica da rede de transmissão de energia elétrica do mencionado distrito”.
Relatos do Presidente da Associação de Moradores e Produtores da Região do Rio São Domingos, João Paulo Fernandes de Souza, pontua que há uma imediata necessidade de se realizar a manutenção, tendo em vista que que têm sido observadas frequentes faíscas e clarões no transformador de energia que serve ao Distrito. “Este e outros problemas têm provocado as repetidas interrupções no fornecimento de energia às residências da região. Essa deficiência compromete significativamente a qualidade de vida, as rotinas diárias dos habitantes e, sobretudo, pode resultar na “queima” de componentes de aparelhos eletrodomésticos, resultando em mais prejuízos”, explica Renato.
O parlamentar, ao enumerar problemas existentes pela falta de manutenção e cuidados com a rede de transmissão, ressalta a urgente necessidade de poda de árvores que estão em contato direto com a rede elétrica. “Há, também, preocupações com o estado de conservação do religador, popularmente conhecido como "religador do João de Melo". Estas questões, juntamente com os problemas no transformador, têm sido causas frequentes de interrupção no fornecimento de energia, mesmo em dias de clima estável”.
Os argumentos de Renato Câmara comprovam a necessidade da Energisa realizar a manutenção periódica, onde destaca também a essencialidade do fornecimento de energia elétrica contínuo e seguro para o bem estar dos moradores de São Domingos. “Por tudo o que relatamos, torna-se vital a realização de manutenções e aprimoramentos na infraestrutura elétrica da região, objetivando garantir a qualidade, a segurança, e a tranquilidade da população local. Afinal, os usuários da Energisa contam a energia elétrica como benefício de primeira necessidade para a lida diária e bem estar social”, finaliza o deputado.